Por Sandra Sisla
O sexto módulo de formação de educadora pré-natal da ANEP BRASIL que aconteceu na Casa Angela (casa de parto), em São Paulo, no último final de semana, foi agraciado pela presença sublime da Fadynha. Figura simples, sincera, singular, pioneira na arte da “doulagem”, com grande representatividade e atuação para partos dignos no Brasil, fez uma retrospectiva do nascimento deste movimento encabeçado por ela com a “sorte” de encontrar profissionais da área da saúde como Claudio Parcionik, Marcos Dias, entre outros que propiciaram a formação da associação REHUNA e movimentos afins.
Escutar a Fadynha contar suas histórias de parto e do seu envolvimento com a humanização dos nascimentos foi realmente um bálsamo. Outro assunto em pauta foi o papel da Doula enquanto parceira dos profissionais da área da saúde e a necessidade deixar transparente sua atuação para não misturar papéis e criar confusão.
A querida Ana Paula Markel, doula brasileira erradicada no EUA falou conosco via skype, trazendo um pouco de sua experiência e vivencia do lado de lá.
Carla Machado nos conduziu de volta ao momento em que fomos concebidas com uma bela e emocionante vivência, e trouxe o conhecimento do uso de florais desde a concepção até o nascimento do bebê com sabedoria e conhecimento de causa.
Ao final pudemos ouvir Dr. Alberto Guimarães sobre sua percepção da atuação da doula durante o trabalho de parto e como foi sua trajetória para sua mudança de paradigma no trabalho como “parteiro” segundo ele mesmo se definiu. Dr. Alberto trabalha em parceria com a nossa querida Thais Barral, que também nos trouxe um pouco de sua experiência e conhecimento na arte de doular.
Deixe um comentário