Petição pelo funcionamento da Casa Angela

Pelo funcionamento da Casa Angela, casa de parto na Comunidade Monte Azul, em São Paulo, circula na internet uma petição destinada ao Secretário Municipal de Saúde de São Paulo (conforme íntegra abaixo).

A Casa Angela foi construída pela Associação Comunitária Monte Azul, que há décadas atua na zona sul de São Paulo e é hoje uma das maiores, senão a maior, iniciativa social antroposófica no mundo.

É triste e um grande desperdício que esse espaço belíssimo não esteja funcionando por razões burocráticas (ou políticas?)

Muitas e muitas mulheres carentes poderiam receber um atendimento obstétrico respeitoso e de excelente qualidade, consequentemente reduzindo a demanda por atendimento hospitalar na região, o que por sua vez permitiria que os hospitais prestassem um melhor atendimento a quem realmente precisa.

Estivemos na Casa Angela em fevereiro, pois lá foi realizado o primeiro módulo da formação em educação pré-natal da ANEP Brasil, e fomos acolhidos com muito carinho e dedicação.  Estivemos com os profissionais que lá trabalham, que estão preparados e aguardando ansiosamente o início do funcionamento do espaço para o principal fim a que ele se propõe: trazer novos seres ao  mundo com respeito e dignidade.

Por amor, assinem!

“To: Exmo.Sr. Januário Montone, secretário municipal de Saúde

Em funcionamento desde 2009, na rua Mahamed Aguil, 34, no Jardim São Luís, a Casa Angela é um Centro de Atenção à Saúde Materno-Infantil com Centro de Parto Normal autônomo (unidade isolada), conforme a Portaria 985, de 05/08/1999, do Ministério da Saúde. Por estar de acordo com os padrões estabelecidos na RDC 36/08/ANVISA para os serviços de atenção obstétrica e neonatal, possui alvará de funcionamento da ANVISA, publicado em diário oficial em 19/02/2009.
Construída e equipada pela Associação Comunitária Monte Azul, ONG que atua há 30 anos na zona Sul de São Paulo, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo e de parceiros nacionais e internacionais, tem capacidade para atender 1 800 partos normais por ano, absorvendo cerca de 25% do excesso de demanda por leitos obstétricos na região.
A Casa Angela é a continuidade do trabalho iniciado pela enfermeira obstetra Angela Gehrke da Silva, que desde 1986 até seu falecimento em 2000 acompanhou um grande número de mulheres da favela Monte Azul e de outras comunidades carentes da região durante a gravidez, o parto e o puerpério. Sua atuação na humanização da assistência ao parto é amplamente reconhecida pela população local e por profissionais da saúde e de diversas áreas afins.
No primeiro ano de funcionamento (março de 2009 a março 2010), viabilizado por meio de doações e do trabalho de profissionais voluntários, foram realizados 734 atendimentos de pré-natal, 369 consultas de puerpério e amamentação (incluindo visitas domiciliares) e dez partos.
Entre os indicadores de qualidade do serviço oferecido pela Casa Angela, destacam-se a cobertura pré-natal maior ou igual a sete consultas para 96% das gestantes ante 77,6% na região do M’Boi Mirim, nenhum caso de baixo peso ao nascer (8,91% na região) e o baixo índice de prematuridade (1,96% ante 8,2% na região).
O apoio e a orientação recebidos por mães e gestantes na Casa Angela também tiveram impacto positivo no sucesso da amamentação: 84,2% das mulheres atendidas mantiveram o aleitamento materno exclusivo cinco meses após o parto.
Assim, vimos à presença das autoridades competentes para solicitar urgência na assinatura do convênio com SUS (Sistema Único de Saúde) para garantir a continuidade do funcionamento e a ampliação da capacidade de atendimento do serviço, que vem mostrando resultados tão efetivos no atendimento à saúde da população carente da zona Sul de São Paulo.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: