Aumento de massa cinzenta ajuda as mães a lidarem com as novas tarefas que vêm com a maternidade

Pesquisa
Maternidade pode deixar a mulher mais inteligente

Após o parto, os hormônios estrogênio e ocitocina ajudam a aumentar a massa cinzenta da mulher

(Stockbyte/Thinkstock)
Aumento de massa cinzenta ajuda as mães a lidarem com as novas tarefas que vêm com a maternidade
A gravidez pode aumentar a massa cinzenta do cérebro da mulher e deixá-la mais inteligente, segundo estudo da American Psychological Association (Associação Americana de Psicologia). De acordo com os cientistas, esse aumento de massa cerebral aconteceria por causa das mudanças hormonais da gestação e teria um papel mais predominante nas mães corujas, que se dedicam mais aos filhos. Ao preparar o corpo da futura mãe, o cérebro também receberia um “upgrade” para poder lidar com as novas tarefas.
Para chegar aos resultados, neurocientistas da Universidade de Yale analisaram o cérebro de 19 mães nas semanas seguinte ao parto. Os exames mostraram que a massa cinzenta delas havia aumentado pouco, mas de maneira significante, nos quatro primeiros meses de maternidade. A mudança ocorrida no cérebro é similar a que acontece depois de intensos períodos de estudo, de um dano cerebral ou de uma doença.
A região afetada por esse crescimento é responsável pela motivação, raciocínio, julgamento, o processamento de emoções e pelos sentimentos de satisfação. É essa área também a responsável pelo vínculo existente entre mãe e filho. Segundo os pesquisadores, com o crescimento dessa região, a mulher fica mais maternal, uma influência fundamental para o desenvolvimento mental, emocional e cognitivo da criança.
Extra — “A natureza tem uma maneira incrível de nos dar aquilo de que precisamos. Ter um bebê é uma ocasião memorável, então, não é de surpreender que o cérebro ganhe esse extra para nos preparar para o novo desafio”, disse Siobhan Freegard, fundadora do Netmums, um site britânico que reúne informações e dá suporte aos pais, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.
Mas há um ponto que atormenta as novas mães: os lapsos de memória. De acordo com especialistas, isso teria causa em um fator bem simples, a privação de sono. “Talvez algumas mulheres relacionem esses lapsos na capacidade mental à gravidez, porque isso é o que está acontecendo de mais significativo em suas vidas naquele momento. As privações do sono podem mascarar os efeitos cognitivos positivos”, diz Helen Christensen, da Universidade Nacional da Austrália.

(*) notícia recebida numa lista de discussão sobre parto humanizado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: