O que dizer do ato de nascer?

Este ato, pra não dizer coisa pior, varia de acordo com a cultura de cada um. Quando a mãe aborígine australiana está pronta para dar à luz, retira-se de sua tribo, sozinha. Ela cava um buraco na areia, senta-se sobre ele, dá á luz, espera que a placenta saia, a recolhe e a come (pois é mais nutritiva do que carne de fígado e ideal para a mãe naquele momento, prática seguida por muitas culturas econômicas como, por exemplo, os esquimós), coloca o bebê de encontro ao peito, e corre de volta pra unir-se a sua tribo. Ela ficou ausente não mais que vinte minutos.
A mãe ugandense, como é típico das culturas não tecnológicas, segue sua rotina usual até cerca de cinco minutos antes do bebê chegar. Retira-se para um lugar onde tenha p rivacidade, senta-se de cócoras, dá à luz ao pequenos (talvez om ajuda de uma parteira, ou não) e retoma sua rotina habitual no espaço de uma hora.”

* trecho do livro A Criança Mágica, de Joseph Chilton Pearce, de 1977

Se a diferença entre nós e os demais animais é o fato de sermos seres culturais, e se o fator cultural nos diferencia tanto a ponto de nascermos, em sociedades desenvolvidas e industrializadas, de forma tão diversa das descritas acima, veja a dimensão que esse fator possui.
E como cultura se constrói, nada como tomar o ensinamento e a sabedoria dos que vivem em maior conexão com a natureza e aliá-los aos conhecimentos resultantes dos estudos que os cientistas das sociedades tecnológicas vem desenvolvendo, para assim promover condições para que cada sociedade, e sobretudo cada indivíduo, encontre a melhor forma de trazer novos seres ao mundo.
Promover a mudança, para melhor, através da educação pré-natal: esse é nosso propósito. Quer saber mais sobre a ANEP Brasil? Clique aqui.

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: